Fundação Lions Portugal: comunicar, comunicar, acreditar, acreditar, chegar mais rápido!

Recordam-se do Samuel Morse? E do Steve Jobs? Pois é, a tecnologia impulsiona cada vez mais a evolução, mas não é este o caminho que estamos a usar.

Desta vez, Amigos (as), Companheiros (as) estou a utilizar a Revista Lion para vos dar algumas notícias.

Sabia que esta nossa Fundação tem 43 anos?

Os estatutos e regulamentos disponíveis no nosso site informam-nos dos apoios que fazemos aos Distritos, aos Clubes e a todos os Companheiros, porque consideramos que o mais importante são as PESSOAS, ou seja a estrutura humana que nos irá levar para o sonho do nosso Movimento que é o SERVIR.

A nossa estrutura é pequena, trabalha Pro Bono e flui facilmente. Os objetivos da nossa Fundação são filantrópicos essencialmente no desenvolvimento e fomento de atividades artísticas, formativas, educativas, culturais e ambientais, cria bolsas de estudo, facilita e faculta apoios a carências de carácter social, dá apoio na proteção de crianças, nas pessoas idosas e desfavorecidas, com especial relevo para com aqueles que necessitam de cuidados especiais, prevenindo o controlo de doenças.

A triagem dos pedidos passa sempre pelos sócios, pelos Clubes e pelos Governadores.

Os Governadores são, por natureza, excelentes comunicadores e é por isso que lhes pedimos para abrir espaços na divulgação da nossa Organização, esta contribuição não lhes sai do bolso, pelo que apelo para que a mesma lhes saia do coração.

Na complementaridade que fazemos com a LCIF apoiámos as populações fustigadas pelos incêndios, distribuímos bolsas de estudo por todo o Portugal, apoiámos a compra de equipamentos ligados à visão, e no Banco de Leite e nas associações de pessoas idosas em situações precárias também estivemos presentes.

Fazemos desde sempre o apoio ao Prémio Literário e também ultimamente o apoio ao Prémio da Música, do qual já angariámos prémios cimeiros em termos internacionais.

Verifica-se assim que, com aqueles dois apoios; com o reforço que fizemos neste mandato ao estabelecer um protocolo para a publicação do livro premiado (€ 1.500); e ainda com o apoio dado aos Leos (€ 2.000), foram concedidos cerca de 50% do valor aportado por todos os sócios (€0,54/sócio/mês), em atividades do Distrito Múltiplo.

Com a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, assinámos um protocolo para ações conjuntas, destinando-se as verbas angariadas, com o apoio dos Clubes e da Fundação, a ações sobre o cancro infantil, patrocinando e custeando bolsas de estudos, possibilitando àquelas crianças um maior e melhor enquadramento e recuperação pós-doença.

Ao abrigo deste protocolo contamos com o embaixador FF (Fernando Fernandes). Já se efetuaram Galas Solidárias em Manique, Montijo e Santiago do Cacém, outras próximas já se encontram em fase de conceção.

Na realidade, já reconhecida e enquadrada na Lei-Quadro das Fundações, sem fins lucrativos e sem ter tido alguma vez donativos do estado, aguarda-se a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública, o qual nos permitirá o relacionamento com outras entidades (nomeadamente empresas), para a obtenção do financiamento através de mecenato.

Felizmente que em Portugal temos empresários conscientes, cidadãos corretos dentro das suas próprias empresas, buscando a sua inclusão social para que em seguida possam contribuir e serem parceiros e agentes nas mudanças das suas comunidades, assim o tão aguardado estatuto nos seja concedido.

Na senda dos princípios das boas práticas, a Fundação Lions de Portugal tem a sua sede em Pombal, em regime de comodato por dez anos, renovável, através de um protocolo assinado naquela edilidade com a pessoa do seu Presidente, Sr. Dr. Diogo Mateus, autarca de grande iniciativa e de fácil diálogo, que nos deu a possibilidade de estarmos localizados no centro do país, permitindo-nos uma atuação mais fácil e mais próxima para com todos os Clubes Lions espalhados pelo nosso Portugal, sendo de referir que estas instalações estão disponíveis e têm sido variadas vezes utilizadas por Clubes e por Associações Lionísticas.

Transformar vidas, acreditar num trabalho promissor que temos pela frente, faz parte do nosso empenhamento voluntário, eficaz e equilibrado, sempre disposto a ir ao encontro dos Clubes, promovendo meios de os estimular e ajudar, numa tarefa difícil, árdua e desejada, mas é este o TRABALHO que nos compete.

Bem-Haja.

VITOR MELO